5 ferramentas de gerenciamento de projetos e equipes

Muito dos resultados de um projeto é reflexo da forma como ele foi gerenciado. Afinal, o escopo é desenhado a partir de um planejamento, e, portanto, a condução de todas as atividades e da equipe que atua para cumpri-lo deve ser estratégica e orientada por um plano de ações. Isto é, em síntese, o que conhecemos por gerenciamento de projetos.

Para que o projeto seja gerenciado da forma mais otimizada possível, é necessário ter e disponibilizar para a equipe boas ferramentas de trabalho. Elas são fundamentais para a realização das atividades, para o acompanhamento do dia a dia do projeto e também para a mensuração de resultados.

Pensando nisso, resolvemos listar neste artigo 5 excelentes ferramentas de gerenciamento de projetos e de gerenciamento de equipes que são muito úteis. Acompanhe!

— Leia também: 4 dicas de como começar uma empresa sem sustos

As principais ferramentas gratuitas de gerenciamento de projetos e de equipes para você testar hoje mesmo

Veja a seguir, 5 excelentes ferramentas de gerenciamento de equipes e projetos que podem ser utilizadas on-line e sem pagar nada.

1. Asana

Muito popular, o Asana é um sistema on-line criado por Dustin Moskovitz e Justin Rosenstein, respectivamente, co-fundador e ex-líder de tecnologia do Facebook. Pode ser utilizado em qualquer dispositivo (desktop, tablet, smartphone, etc) e é uma excelente ferramenta para gerenciar os fluxos de trabalho dentro de um projeto.

Com ele, os usuários padronizam interfaces de acordo com suas necessidades e preferências, o que dá flexibilidade no controle das tarefas ao passo que mostra os avanços e ajuda a controlar o cronograma de ações.

Para o gerente do projeto e da equipe, o Asana dá uma visão panorâmica de tudo o que está sendo feito e também ajuda a verificar o desempenho de cada membro da equipe.

2. GanttProject

O GanttProject é um app totalmente gratuito e open source, ou seja, tem código aberto, o que permite ao gerente do projeto fazer customizações. Além de ser excelente para definir e acompanhar o cronograma de um projeto, o aplicativo oferece várias formas de geração de relatórios (PDF, planilhas, entre outros), o que facilita para o gestor agrupar, analisar e apresentar resultados.

Para os usuários, o app também é excelente para a criação e a organização das tarefas, bem como para a apresentação de sua performance dentro do projeto.

3. PM Canvas

O PM Canvas é um aplicativo que pode ser baixado gratuitamente na Apple Store e na Google Play. Serve para a criação de planos de projetos baseando-se na metodologia Canvas e evita a criação de múltiplas páginas para serem passadas a todos os participantes do projeto.

Com o PM Canvas, uma excelente ferramenta de gerenciamento de projeto, o gerente do projeto pode trabalhar em conjunto com sua equipe, como se fosse uma espécie de WhatsApp, ou seja, estimula a colaboração durante a criação do escopo do projeto.

4. Trello

Trello é talvez a solução de gerenciamento de equipe e de gerenciamento de projetos mais popular da atualidade. Sua interface é simples e muito intuitiva, pois utiliza o modelo Kanban de organização de tarefas por meio de cartões. Nessa ferramenta de gerenciamento de projeto, que permite o gerenciamento do projeto e da equipe por compartilhamento, cada cartão pode contar com uma lista de tarefas e afazeres e pode ser compartilhado por todos os membros do time ou por pessoas específicas, conforme definido pelo usuário. Funciona muito bem para o controle de entregas conforme o cronograma definido pelo gestor do projeto.

5. HipChat

Todos nós sabemos da importância da comunicação entre os membros de um projeto. Dentro disso, o HipChat é uma excelente solução para o diálogo entre as pessoas envolvidas em um plano de ação, pois é multiplataforma e permite a criação de salas virtuais para compartilhamento de conteúdo. Com esse sistema, os membros da equipe podem criar conversas individuais ou em grupo, organizar reuniões e registrar o histórico do projeto.

Você gostou dessas dicas de ferramentas para gerenciamento de projetos e gerenciamento de equipes? Deixe um comentário e suas experiências com a gente!

Mais publicações do nosso blog

Assine nossa Newsletter