5 formas de otimizar sua equipe de vendas

  • 25 de Fevereiro de 2016
  • Vendas

Uma equipe de vendas de resultado é essencial para qualquer empresa. Muito do sucesso do negócio se deve a eficiência dos vendedores e como eles fazem a diferença no mercado cada vez mais competitivo. Mas, é preciso investir, criar condições para que o time comercial faça um excelente trabalho. No artigo de hoje, vamos conversar sobre o que você pode fazer para otimizar sua equipe de vendas. Confira!

Ofereça ferramentas que facilitem o trabalho da equipe de vendas

Além de contar com vendedores altamente qualificados, é importante dar ferramentas para que o time possa trabalhar. Você pode começar disponibilizando uma solução de gestão comercial, um CRM, por exemplo.

Com um bom sistema de gestão de relacionamento com o cliente, os vendedores poderão guardar históricos de contatos, estudar melhor o perfil dos clientes, reportar seus esforços para fechamento de negócios, entre outros. A ideia é que o CRM seja um hub centralizador dos dados para que estes se transformem em informações valiosas para gerar planos de ações, criar ofertas, se antecipar às necessidades etc.

Também é interessante utilizar aplicações de colaboração em equipe, como o Google Apps, o Asana, entre outros. Quanto melhor equipada estiver a equipe de vendedores, mais fácil e prazeroso se torna seu trabalho e isso se reverte em números positivos, em vendas!

Invista em Inbound Marketing para entregar leads mais qualificados para a equipe de vendas

Cada empresa tem um funil de vendas proporcional à jornada que seus consumidores percorrem até a decisão de compra. Há negócios B2B, por exemplo, que tem um funil que pode demorar meses. Tratar dos leads durante este período é um desafio para a equipe que está sempre sendo pressionada a fechar vendas e aumentar o ticket médio.

É aí que o Inbound Marketing, esta técnica de marketing digital que visa ganhar o interesse do público-alvo, identificar e conduzir os leads durante o funil, pode ser muito útil. Com ela, a equipe de marketing colabora ativamente com o comercial, pois qualifica melhor os leads e os prepara para o momento da abordagem de venda.

A ideia do Inbound Marketing é atrair o público-alvo, entregar conteúdo de qualidade a ele para sanar todas as suas dúvidas, demonstrar a autoridade da marca e capturar informações que ajudem a qualificar quem são as pessoas aptas para comprar (os leads). Assim, quando o lead passa a ser tratado pela equipe de vendas já terá percorrido todas as etapas anteriores e estará pronto para virar um cliente.

Fortaleça sua marca para diminuir as resistências que a equipe de vendas encontra em campo

Outro ponto muito importante no trabalho de otimização da equipe de vendas é o fortalecimento da marca perante o público-alvo. Com uma marca forte, as costumeiras resistências que a equipe de vendas encontra quando vai a campo são vencidas.

E fortalecer a marca requer investimento em marketing digital, relacionamento com o público-alvo, enfim, a entrega de uma experiência positiva da marca com seu público-alvo.

Também nesta empreitada uma boa estratégia de Inbound Marketing é decisiva. Como dito anteriormente, esta abordagem de marketing lida com a atração de consumidores visando a venda ao mesmo tempo em que faz da entrega de conteúdo de qualidade nos canais certos e na hora certa. Toda essa cuidado com o cliente gera um meio de fortalecer a reputação da marca.

Gostou das nossas dicas? O que você tem feito para otimizar sua equipe de vendas? Tem alguma dúvida? Fale conosco.

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