7 erros na estratégia de marketing para não repetir

Estratégia de marketing

Quando um novo ano se inicia, é comum que as empresas façam uma avaliação da estratégia de marketing do ano anterior para identificar os erros cometidos e o sucesso alcançado e utilizar isso para melhorar seus resultados.

Identificar e entender os erros é importante para evitar que a empresa continue cometendo as mesmas falhas e não evolua como deveria. Para te ajudar nisso, listamos os principais erros de marketing que você não deve repetir ou nem mesmo cometê-los.

Falta de planejamento

Antes de qualquer ação, deve-se primeiro realizar um bom planejamento. Muitas empresas perdem espaço para a concorrência por não se planejarem antes de executar qualquer ação, elevando as chances da estratégia falhar.

Não criar conteúdo unilateral

Na era das mídias sociais, um conteúdo que não se pode interagir e compartilhar já não funciona mais, mas muitas empresas ainda seguem essa linha.

Crie um conteúdo que seja fácil para seus leitores curtirem, comentarem e compartilharem com mais pessoas. Dessa maneira o alcance de sua empresa aumenta e garante o sucesso de suas campanhas.

Não oferecer conteúdo personalizado

Muitas empresas costumam perder tempo oferecendo serviços que já foram adquiridos pelos clientes ou são pouco relevantes. Adquirir informações de seus clientes para oferecer serviços sob medida para suas necessidades é sinônimo de muito mais conversões. Utilize as muitas ferramentas disponíveis para descobrir o que querem e precisam.

Não conhecer o público

A chave para qualquer estratégia é conhecer muito bem o público para o qual ela é destinada, do contrário se torna inútil.

Desenvolva pesquisas, elabore personas e crie algo realmente atrativo para seus potenciais clientes. Identifique seus problemas, entenda qual a solução que eles esperam de sua empresa e seus receios com relação ao serviço oferecido. Assim, a assertividade de suas ações aumentarão consideravelmente.

Não medir os resultados

Não adianta focar todos os seus esforços em criar uma ótima estratégia de marketing e simplesmente não acompanhar os resultados obtidos. Apenas divulgar conteúdo sem um planejamento e um acompanhamento de perto é o mesmo que mirar um alvo no escuro, você nunca saberá se acertou o tiro.

Baseie todas as suas estratégias em resultados e atribua métricas para serem alcançadas e monitore cada parte do processo até atingi-las.

Não inovar

Continuar oferecendo o mesmo serviço do mesmo jeito em um mercado dinâmico, como o de marketing, certamente fará com que sua empresa fique sempre atrás de seus concorrentes. Busque novos modelos de negócios, melhore os processos, procure novas maneiras de atender as necessidades dos clientes e tome outras decisões que garantirão sua permanência no mercado.

Só pensar em vender

Você não leu errado. Muitas empresas apostam todos os seus esforços em vender quando na verdade deveriam ajudar seus clientes oferecendo conteúdo valioso e assim ganhar sua confiança para quando chegar o momento da compra sua empresa ser a opção mais óbvia.

Por isso, lembre-se que o ser humano tem tendência a recompensar quem o ajudou, sendo assim ajude seus seguidores oferecendo ebooks, vídeos, whitepapers e outros conteúdos de qualidade e com relevância. Assim sua empresa ganhará admiração, confiança e consequentemente mais clientes.

Agora você já sabe quais os erros que sua empresa deve evitar esse ano. Conte para a gente o que achou!

 

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