Como converter leads em vendas?

Leads

A geração de leads é o grande objetivo das campanhas de marketing digital das empresas. Afinal, quem não quer transformar visitantes que demonstraram interesse no seu negócio em consumidores fiéis da sua marca?

Mas entre gerar um lead e convertê-lo em uma venda, existe todo um processo para garantir que essa compra aconteça. Para você que quer saber como converter leads em vendas, separamos um artigo recheado de boas ideias. Acompanhe!

Você precisa qualificar seus leads

Antes de dar o primeiro “olá” para seu novo lead, é preciso definir métodos de qualificação para ela. Qualificar um lead nada mais é do que identificar o quão propensa a fechar uma venda ela está.

Por exemplo, se um visitante entrou chegou até o seu blog, baixou 3 materiais ricos e se inscreveu na sua newsletter, a chance de ele realizar uma compra é consideravelmente maior do que a de um visitante que leu alguns blog posts e se cadastrou na sua newsletter.

A qualificação é essencial para você posicionar suas leads no funil de vendas e criar a estratégia certa para cada uma delas. Você pode realizar a qualificação através de pontos: quem realizar mais ações específicas acumula mais pontos.

Fluxo de nutrição de e-mails

E-mails são grandes aliados na hora de converter leads. Uma campanha de e-mail marketing bem feita mantém o lead em contato com a sua empresa e fornece o conteúdo certo na hora certa.

Os fluxos de nutrição são e-mails ordenados com a mensagem alinhada ao funil de vendas, que tem como objetivo fornecer conteúdo relevante para o lead e ajudá-lo a andar pelo funil até realizar uma compra.

Cada fluxo é pensando para uma necessidade do usuário, de acordo com as dúvidas que ele tem sobre o produto e o tipo de material que ele está mais propenso a consumir.

Use CTA’s matadores

Chega um momento em que você precisa incentivar seu lead a dar aquele último passo em direção à venda. E botões de ação são excelentes para isso! Um bom CTA é aquele que provoca o usuário, incita uma ação e incentiva que o lead realize aquela compra.

Para criar um bom call-to-action abuse da criatividade! Crie versões diferentes e faça sempre testes A/B para descobrir qual funciona melhor.

Seu time de vendas tem que ser excelente!

Na hora de entrar em contato com o seu lead, o seu time de vendas tem que brilhar. Nesse estágio do funil de vendas, você já tem informações o suficiente para conhecer bem o seu lead e pode começar a conversa sabendo exatamente o que ele deseja e como o seu negócio pode ajudar.

Para isso, o seu time de vendas precisa conhecer bem o business da sua empresa e saber aplicá-lo às necessidades do seu lead! Sempre que possível, ofereça treinamentos para o seu time, tanto de eloquência quanto de especialização sobre o seu negócio.

Converter leads em vendas é um trabalho em constante melhora. Teste sempre e descubra o que funciona para a sua empresa! Para ficar por dentro das últimas atualizações do nosso blog, assine a newsletter! Você recebe tudo direto no seu e-mail. Até a próxima!

Veja também esse artigo: Funil de vendas: o que é e como funciona

 

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