Como e por que qualificar os leads do seu negócio?

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O termo “leads” tem sido constantemente utilizado nos meios do marketing digital, dando a entender que os leads são fundamentais na obtenção de resultados — e de fato são!

Leads são parte intrínseca das estratégias inbound. Atrair um cliente em potencial convencendo-o de que ele deve se aproximar de sua empresa, em vez de abordá-lo de maneira invasiva, é uma estratégia ética, inteligente e promissora, e é nela que o inbound se baseia.

Porém, não se pode deixar de lado a qualidade dos leads gerados. Uma equipe gerando leads de baixa qualidade é como uma engrenagem enferrujada: logo irá emperrar o mecanismo — a sua estratégia. Trocar essa engrenagem é o primeiro passo para resolver o problema. Por isso, confira o post de hoje e comece a qualificar os suas leads!

O que significa qualificar leads

Qualificar os leads é basicamente estabelecer prioridades, separando o que é pouco útil do que pode dar retorno. Na prática, isso significa que deve existir um foco, por parte da equipe de vendas, em leads que têm mais chance de adquirir seu produto. Nem todos os leads se tornam clientes, e focar naqueles que têm mais potencial é uma maneira de potencializar o seu investimento.

Como qualificar seus leads

Como dito anteriormente, a qualificação consiste basicamente em priorizar leads com mais chance de se tornarem clientes. Essas prioridades serão a espinha dorsal do seu planejamento a partir de agora.

Crie uma buyer persona

O primeiro passo para ter leads qualificados é determinar um perfil para o seu cliente ideal — ou seja, criar o que é chamado no mundo do marketing de buyer persona. Isso não deve ser feito com base em achismos e preconceitos, pois quanto mais exata for sua persona, mais eficazes serão suas estratégias.

A maneira recomendada para definir personas é entrevistar seus clientes e pessoas com potencial para se tornarem clientes. Assim, você os estará conhecendo a ponto de saber o que eles desejam comprar, como atender aos seus interesses, se a sua empresa pode assumir tais compromissos, entre outras informações-chave para atingir seus objetivos.

Classifique seus leads

Com sua persona pronta, compare os leads obtidos com o perfil traçado, para saber qual é o seu potencial de se tornar um cliente, e classifique-os com base nele. Leads de alta qualidade são os que gerarão conversões. Leads de média qualidade são os que podem um dia virar clientes; caberá ao marketing conseguir convertê-los em clientes ou não. Já os leads de baixa qualidade são descartáveis, pois a chance de se tornarem clientes são tão baixas que não justificam o investimento.

Conquistar um novo cliente custa tempo e dinheiro, e investir em leads de baixa qualidade significa desperdiçar esses recursos. Por isso, é fundamental ser capaz de qualificar leads e identificar quais têm o maior potencial de chegarem até a fase de conversão e tornarem-se, de fato, clientes. Para isso, é necessário estar consciente de quais são as necessidades do cliente e de como a sua empresa pode solucioná-las. Investindo em leads qualificados, sua empresa economiza muito.

Aqui na Martinica a gente leva a geração e qualificação de leads muito a sério. Venha conversar com a gente e fazemos isso para você.

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