Como gerar leads para seu negócio?

leads

Toda empresa vive de vendas. Se você não consegue distribuir seu produto ou serviço no mercado, não há razão de existir, concorda? E como os clientes chegam até você? Primeiro, eles descobrem uma necessidade, depois vão atrás de informações e, quando realmente se interessam por alguma oferta de valor, deixam seus contatos e tornam-se leads.

Leads? Sim, pessoas que em algum momento demonstraram interesse no seu produto ou serviço e que, para obterem uma vantagem, como acesso a um conteúdo exclusivo, a um template ou até um cupom de descontos, deixam seus dados de contato para iniciar um relacionamento com a sua empresa.

E o que eles têm de especial? Como afetam sua estratégia de marketing e vendas?

Gerar leads é o segredo para o sucesso

Se leads são pessoas interessadas no seu negócio, a primeira coisa que podemos deduzir é: quanto mais leads, mais oportunidades de vendas. Uma vez que um visitante chega até o blog da sua empresa, tem interesse pelo conteúdo e assina sua newsletter, ele está dando permissão para que você comece um diálogo.

Para que esse lead continue interessado e venha a se tornar um cliente, você vai muni-lo de informações que o ajudem a entender o seu mercado e despertem o senso de urgência com relação à solução que você oferece, qualificando-o para a compra.

Caso esse lead se mantenha interessado ao longo de todo o funil de vendas, ele se torna um prospect, ou seja, uma oportunidade de venda. Caso contrário, ele será, minimamente, uma pessoa que conhece sua empresa, curte o conteúdo que você compartilha e poderá indicar seu negócio para outras pessoas.

Dessa forma, alguns benefícios da geração de leads são:

  • Aumentar e melhorar suas oportunidades de vendas;
  • Gerar relacionamento com o seu público-alvo;
  • Dar visibilidade à sua marca pela distribuição de conteúdo;
  • Acelerar o ciclo de vendas, pois leads qualificados tomam decisões de compra mais rápido;
  • Aumentar o seu faturamento como consequência do aumento das vendas.

E como você pode gerar leads?

A geração de leads começa com uma boa estratégia de inbound marketing. Primeiramente, você define quais são as necessidades das suas personas, depois relaciona os conteúdos que podem ser do interesse delas e começa a colocar sua estratégia em prática:

# Criação de um blog

Será sua plataforma central de conteúdo, o destino certo de todos os visitantes que estejam em busca de informação de valor sobre o seu mercado.

# Produção de conteúdo relevante

Blog posts, whitepapers, e-books, infográficos, webinars, templates, vídeos, podcasts, entre outros, que tragam informações úteis e de qualidade.

# Ofertas exclusivas por meio de landing pages

Ponto central da sua estratégia de geração de leads, as landing pages são páginas exclusivas para ofertar conteúdo rico e bem estruturado, como e-books e whitepapers, por exemplo.

Elas vêm munidas de um formulário que deve ser preenchido para que o visitante tenha acesso à sua oferta de valor. Uma vez que o visitante preencha e envie os dados, ele se torna um lead.

# Concursos e sorteios

Você também pode se utilizar de concursos e sorteios para gerar leads. Basta solicitar os dados dos participantes e formar sua base de contatos.

# Assinatura de newsletter

Newleeters são informativos que você envia por meio de e-mail marketing, ou seja, o interessado deve deixar ao menos um e-mail de contato. Disponibilize uma caixa para assinatura de newsletter no seu site e blog e espere os leads chegarem.

Quais dessas estratégias você utiliza para gerar leads? Como andam seus resultados? Que tal melhorá-los? Então não deixe de assinar a nossa newsletter e ficar por dentro das melhores estratégias de geração de leads do mercado!

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