Como posso medir o ROI do Marketing Digital?

ROI do marketing digital

O sucesso ou o fracasso de uma campanha na internet está diretamente ligada ao lucro que uma empresa gerou em um determinado período. Até aí nenhuma novidade. Hoje muitas marcas investem pesado em comunicação na web e o problema é como fazer um cálculo preciso desse retorno e levando em conta todos os gastos ou investimentos feitos. Para isso, veremos como medir ROI do marketing digital para a sua empresa, qual a sua importância, quando e o que levar em conta no cálculo.

Mas, afinal, o que é ROI?

Abreviatura em inglês para a expressão Return on Investiment, ou Retorno sobre o Investimento. Esse cálculo foi feito para servir de métrica para determinar a eficácia da aplicação de um projeto, como uma campanha de marketing digital, por exemplo. É o indicador mais usado por empresas de todos os portes para mensurar o quanto foi ganho em relação ao quanto foi gasto.

Como medir o ROI do marketing digital?

A fórmula mais comum usada para fazer é o cálculo é a seguinte:

ROI = (Lucro líquido do investimento – custo do investimento) / (custo do investimento x 100) = X%

Vamos ao um exemplo simples: Se sua empresa investiu R$ 150.000,00 em uma campanha e obteve um lucro de R$ 450.000,00 a conta ficaria da seguinte maneira:

ROI = 450.000,00 – 150.000,00 / 150.000,00 x 100 = X%

ROI = 300.000,00 / 150.000,00 x 100 = X%

ROI = 2 x 100 = 200%

ROI = 200%

Não tem muito mistério. O retorno sobre o seu investimento seria de 200%, ou seja, para cada 1 real aplicado, 3 retornariam em forma de lucro.

O que deve ser incluído no cálculo?

É muito importante levar em consideração tudo o que foi gasto para a implantação de uma ação ou campanha publicitária digital. Custos com mídia paga, hora de trabalho dos funcionários, impostos, descontos e tudo o que foi despendido do orçamento e voltado para um determinado projeto.

Setorize o seu ROI

É possível também personalizar o ROI por setores e por equipes. Por exemplo, pode ser feito um cálculo somente sobre os retornos trazidos pelo time de marketing ou até mesmo por diferentes grupos responsáveis pela venda do seu produto ou serviço.

Qual a sua importância?

São várias as vantagens de manter periodicamente os cálculos de ROI. A principal delas certamente é o melhor direcionamento dos futuros investimentos. Uma tomada de decisões com menos equívocos é um caminho natural para quem avalia o desempenho das suas ações com precisão. É importante separar qual estratégia deve ser mantida, qual pode ser melhorada e qual deve ser descartada de futuros projetos.

Avaliando o ROI

A análise dos resultados obtidos por meio desse cálculo deve ser feita em uma frequência pré-estabelecida ainda no planejamento. Não há um modelo padrão, pois é preciso levar em conta os objetivos da empresa, o tempo que se espera para obter os primeiros resultados, o tempo do ciclo de venda etc.

Quando é feita uma campanha na web, é imprescindível saber como medir ROI de marketing digital. É preciso um acompanhamento mais frequente para que haja tempo de correções e possíveis otimizações na promoção de um produto ou serviço.

A sua empresa está medindo o ROI das suas ações regularmente? Os resultados tem sido bons? Comente conosco. Aprenda um pouco mais sobre marketing digital, assine nossa newsletter e receba nossos posts em primeira mão.

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