Por que a criação de personas é fundamental no Marketing

Personas

Quem são suas personas? Criar estratégias de marketing digital sem entender completamente quem são suas personas é quase como pedir um desconhecido – ou desconhecida – em casamento. Pode ser que no meio do caminho você veja que está se dedicando à pessoa errada, que perdeu tempo e dinheiro tentando conquistar alguém que não estava nem aí para você.

Eis onde reside a importância das personas para o marketing digital: elas ajudam a encontrar a sua cara metade, aquele cliente que não só compra, mas que se relaciona com sua empresa, se engaja à sua marca e prospera junto com você.

Personas são a imagem do seu cliente ideal

Criar personas para o seu negócio significa identificar características semelhantes e padrões de comportamento entre o seu público-alvo, reunindo-os em uma única pessoa: seu cliente ideal. Mas ao invés de ter apenas dados demográficos e comportamento de compra, você insere essas características em um personagem, o qual ajudará a direcionar suas estratégias de marketing com mais efetividade.

Esse personagem passa a ter nome, hábitos, interesses, problemas, uma vida completa, o que vai te ajudar a desvendar como chegar mais próximo com suas estratégias de marketing e convencê-lo a comprar de você.

Como criar a personas para a sua empresa

Pode parecer fácil definir o perfil do nosso cliente ideal, mas muitas vezes refletimos apenas nosso modo de ver e pensar, não como nosso público realmente pensa e se comporta. Sendo assim, a melhor forma de começar a criar personas é conversando com o seu público. Algumas perguntas que você deve fazer:

  • Quem é o seu cliente ideal?
  • Quais são seus interesses?
  • Qual seu nível de instrução?
  • Que tipo de atividades desempenha?
  • Quais são seus desafios pessoais e profissionais?
  • Que tipo de barreiras ele enfrenta?
  • Como ele se mantém informado?
  • Em que plataformas digitais costuma interagir?

Quanto mais você souber a respeito dos seus clientes, mais fácil conseguirá identificar as semelhanças e desenvolver um perfil completo para suas personas. Lembre-se que não adianta falar apenas com clientes satisfeitos. Saber o que deixa seus clientes insatisfeitos ajuda a não repetir os mesmos erros.

Por que personas são fundamentais no marketing digital

Ainda tem muita gente que desdenha o poder das personas para melhorar os resultados em marketing digital, mas certamente elas estão perdendo um precioso tempo com leads que nunca chegarão a se tornar clientes. E aqui está o principal benefício que as personas trazem para o seu marketing digital: chegar aos clientes certos.

Além de tornar sua estratégia de marketing digital mais assertiva, as personas contribuem de várias outras formas para o sucesso do seu negócio. Veja:

  • Ajuda a desenvolver produtos e serviços mais adequados ao seu público;
  • Direciona suas ações de marketing digital, permitindo que você se foque naquilo que realmente trará resultados;
  • Dá o tom da conversa no seu marketing de conteúdo, isto é, ajuda a entender a linguagem do seu público;
  • Ajuda a identificar os canais digitais mais efetivos para uma interação verdadeira com sua audiência;
  • Identifica quais são os gatilhos que levam seu cliente a comprar;
  • Permite que você construa uma mensagem consistente para sua empresa, refletindo aquilo que seus clientes esperam ouvir;
  • Contribui na criação de engajamento e fidelização, já que você conversa com pessoas que realmente estão interessadas no seu negócio;
  • Impacta diretamente no ROI do marketing digital, pois você economiza recursos ao falar só com quem de fato interessa e ainda desenvolve estratégias mais eficazes de atração, conversão, fechamento e fidelização de clientes.

Você sabia que a criação de personas era tão importante para o marketing digital? Já experimentou tentar criar as suas? Faça esse exercício e depois conte-nos como foi!
Veja também esse outro post que explica como você pode criar e aprimorar a persona do seu negócio.

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