Por que você precisa criar buyer personas para o seu negócio

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Para falar sobre buyer personas, o artigo de hoje começará com uma questão simples e direta: você conhece bem o seu cliente ideal? Reflita bastante, anote o que veio em sua mente e avalie esses dados. Agora lá vão mais algumas perguntas: a sua estratégia de marketing digital tem gerado o retorno esperado? Seus conteúdos têm gerado muitos leads? O público está se engajando com sua marca em seus canais de comunicação?

Se a maioria das respostas para essas indagações não é das mais otimistas, é porque algum ponto de sua estratégia de marketing digital está errado. Aliás, você já parou para pensar que a falha pode estar justamente em não saber o que o seu público precisa? Pois é, está aí a necessidade de, antes de traçar qualquer planejamento, definir quem são as buyer personas para o seu negócio.

O que são buyers personas?

Nada mais são que personagens fictícios que representam os clientes ideais para a sua empresa. Eles são traçados a partir de pesquisas (esse tópico será aprofundado mais adiante) que podem fornecer informações relevantes sobre o público que interessa ao seu negócio. Esses dados ajudam a entender de modo mais qualificado quem são essas personas e quais as suas demandas.

Como criá-las?

O processo de criação de buyer personas começa antes mesmo de qualquer planejamento e/ou definição de alguma estratégia de marketing. Para delimitar os seus clientes ideais é preciso fazer uma ampla e detalhada pesquisa sobre os seus perfis. E isso envolve descobrir o comportamento de compra, aspirações e objetivos desse público na vida pessoal e profissional, hábitos de pesquisa etc.

Essa tarefa requer muita dedicação. É preciso que se tenha em mente que dessa pesquisa você poderá retirar informações valiosas que o ajudarão a embasar melhor suas decisões. Em função disso, não se prenda apenas a dados demográficos (gênero, idade, renda, residência), mas também não descarte-os. Procure se aprofundar nos hábitos de consumo do seu público. Afinal, você precisa descobrir como sua empresa poderá ajudá-lo.

Algumas dicas

  • Dica importante #1: esqueça definitivamente o “eu acho”. Por mais que você possa criar uma história coerente sobre o seu possível cliente perfeito, deve-se abolir o “chute”. Se esforce e pesquise (uma busca no Google é um bom começo).
  • Dica importante #2: este artigo possui uma lista com 100 perguntas que podem ser utilizadas em sua pesquisa para definir suas buyer personas. Mas não se preocupe, não é recomendado que se use todas, algumas quando bem combinadas poderão ser mais do que suficientes.
  • Dica importante #3: não se esqueça de, ao final desse processo de criação, analisar as informações obtidas e equiparar os dados para que as personas possam ser estudadas.
  • Dica importante #4: não crie muitas personas. Não há um número ideal, mas o exagero pode representar uma falta de foco nos seus negócios. Tente criar uma para cada segmento que se pretende atingir.

Quais as vantagens?

São inúmeras as vantagens de ter bem definidos os perfis de buyer personas para o seu empreendimento. Abaixo listaremos as mais marcantes:

  • Entender o comportamento de compra do consumidor;
  • Projetar o conteúdo certo, no momento certo e para a pessoa certa;
  • Geração de insights para tomadas de decisão mais embasadas e qualificadas;
  • Coerência no discurso, na comunicação e nas mensagens da marca;
  • Redução do investimento a partir dos esforços de marketing mais bem direcionados.

Toda e qualquer estratégia de marketing digital só será efetiva e trará os resultados esperados se você começar a investir — o quanto antes — em se aprofundar no conhecimento sobre o seu cliente ideal.  Hoje você aprendeu bastante sobre a importância de ter buyer personas para sua empresa. Tão fundamental quanto este conceito são essas 20 ferramentas digitais para pequenas e médias empresas que preparamos e que certamente irão fazer a diferença para o seu negócio!

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