Funil de vendas: o que é e como funciona

Funil de vendas1

Sempre que um usuário é convertido em um lead, ele se encontra em uma fase de compra diferente. Um pode estar mais propenso à realizar a transação que o outro e você precisa se organizar para definir qual é a melhor estratégia para cada um desses estágios de compra. Para isso foi criado o Funil de Vendas! Ele mostra todo o processo que o seu lead passa, desde a descoberta do negócio até a realização da compra. Para descobrir o que é o funil de vendas e como ele funciona, acompanhe nosso post!

O que é o funil de vendas?

O Funil de Vendas é uma ferramenta muito útil para organizar os seus leads e definir quais são as melhores ações à serem realizadas em cada estágio. Basicamente, ele é dividido em topo, meio e fundo. Cada uma das etapas do funil de vendas é alinhada de acordo com a visão do consumidor. Logo que ele conhecer o seu negócio, estará no topo do funil, quando entender como a sua empresa pode ajudá-lo, está no meio do funil e ao avaliar o negócio, e decidir pela compra estará no fundo. Vamos analisar isso com mais calma!

Como funcionam esses estágios?

As divisões do funil de vendas são importantes para definir qual estratégia se adequa melhor em cada uma delas. Para entender mais detalhadamente, vamos por partes!

Topo do funil

Aqui é o momento que o seu usuário conhece a sua empresa e demonstra interesse no seu conteúdo. Ele ainda não entende com clareza como você pode ajudá-lo, mas começa a consumir o conteúdo do seu blog e talvez se inscreva na sua newsletter. Para esse estágio, o material que você cria é bem amplo e procura ajudar o visitante a descobrir qual é o seu problema.

Meio do Funil

O meio funil é quando você começa a gerar mais leads! O seu usuário reconhece qual é o problema que ele precisa resolver e começa a procurar soluções para ele. Aqui, materiais ricos como infográficos e e-books são altamente consumidos, e você começa a recolher mais informações relevantes sobre o seu lead. O seu time de vendas já pode entrar em contato com aqueles que se mostrarem mais qualificados como possíveis compradores também.

Fundo do Funil

Esse é o ponto da conversão. Quando o lead chega ao fundo do funil de vendas, ela está preparada para realizar a compra, mas ainda está avaliando qual é a melhor opção. Aqui, você pode enviar trials do seu serviço ou oferecer amostrar do seu produto. Também é a hora de criar ofertas e promoções exclusivas.

Por que o funil de vendas é importante?

O planejamento de uma campanha de marketing digital é indispensável para o sucesso dela. E o funil de vendas entra como um aliado importante exatamente nesse ponto. Entendendo quais são os comportamentos do usuário em cada estágio e qual conteúdo é de seu interesse, é possível ordenar as ações e melhorar os resultados, explorando todas as áreas do inbound marketing.

Conhecer seus leads e entender suas necessidades, de acordo com o estágio de compra é indispensável. Utilize o funil de vendas para organizar suas ações de marketing e garantir que o lead avance pelo funil e se torne um cliente!

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