Planejamento estratégico: o que você precisa saber para o seu negócio

Planejar se tornou uma ação muito comum para todos nós. Planejamos o próximo passo, como será o andamento da semana e o que vamos fazer antes de tomar aquela decisão importante. Contudo, dentro de uma empresa, a necessidade de planejar tornou-se ainda maior. Uma organização que não faz planejamentos está submetida a sobreviver por pouco tempo no mercado de trabalho, já que o planejamento estratégico é responsável por guiar qualquer tipo de negócio para um resultado mais satisfatório.

Através dessa técnica, é possível visualizar quais são os riscos a que sua empresa poderá estar exposta, além de detectar ações e posicionamentos que possam contribuir para o sucesso do negócio. Semelhante a uma bússola, o planejamento estratégico é capaz de guiar os próximos passos, apontando a direção certa das tarefas que precisam ser organizadas e concluídas.

O erro de muitas empresas é agir pelo impulso, sem considerar os benefícios que um planejamento poderia oferecer, como elevar os resultados, maximizar os objetivos, reduzir as falhas e oferecer eficiência de acordo com os recursos disponíveis. Por isso, se você quer fazer diferente e encontrar a chave para o sucesso, confira como implantar o planejamento estratégico em seus negócios!

Qual o público-alvo que pretende atingir? 

Antes de começar a tirar as ideias da cabeça para colocar no papel, é interessante definir o perfil do público que pretende atingir. Muitos gestores pulam essa etapa tão importante e assumem o risco de planejar um negócio sem saber para quem ele será direcionado. Desse modo, é essencial determinar quais serão os clientes e como eles podem ser atingidos.

Uma dica para obter tais informações é realizar uma pesquisa de mercado, analisando o comportamento do consumidor e suas preferências. A partir dessa análise, será possível direcionar melhor os próximos passos, mantendo em mente um público-alvo definido.

Por que sua empresa existe?

Definir a missão, a visão e os valores é de suma importância para os negócios. Vivemos em um cenário altamente competitivo, em que grandes empresas surgem a cada momento. Por isso, diferenciar seu negócio, atribuindo a ele características próprias, pode valorizar – e muito – sua imagem no mercado.

Não sabe por onde começar? Então, lembre-se de que a missão representa os motivos pelos quais sua empresa existe; a visão descreve os objetivos que pretende atingir posteriormente; e os valores informam todos os princípios que fazem parte da sua cultura organizacional, diante do comportamento dos colaboradores.

Como seus concorrentes atraem os clientes?

O próximo passo é fazer dois tipos de análise de mercado: uma interna, a fim de verificar quais são os pontos fortes e fracos que sua empresa possui, e externa, analisando como os concorrentes estão agindo e qual a posição da sua organização no mercado. Essa comparação é útil para o gestor identificar como superar as ameaças e crises que irão surgir pelo caminho.

De modo geral, faça uma análise de acordo com sua realidade, pois, somente assim, o planejamento estratégico poderá estruturar suas ações, levando em consideração a atuação dos concorrentes, clientes e fornecedores.

Qual será o objetivo do seu planejamento? 

Para dar continuidade ao seu planejamento estratégico, após realizar todas as etapas citadas acima, é necessário elaborar quais serão os objetivos do seu negócio. Aonde pretende chegar com tais ações? Qual é a sua meta principal a curto, médio e longo prazo? Faça essas perguntas e busque sempre uma resposta sincera e coerente.

No entanto, apenas formular perguntas não será suficiente. Para ter controle dos seus objetivos, utilize indicadores de desempenho para mensurar se suas ações estão sendo executadas assertivamente, ou se ainda existe a necessidade de mudança ou novas ideias.

Que tal tirar a ideia do papel com um plano de ação?

Você reuniu todas as informações de que precisava? Então, está na hora de tirar a ideia do papel e começar a desenvolvê-la em torno de um plano de ação. Nesta etapa, é importante saber qual será a ordem cronológica para as coisas acontecerem, de acordo com os recursos necessários no momento. Por exemplo, determine quais as ações mais importantes que vão impulsionar seu negócio.

Além disso, utilizando os pontos fortes e fracos da empresa, será mais fácil determinar como os objetivos propostos anteriormente serão alcançados. E lembre-se de que a cada tarefa planejada será necessário estipular um tempo de execução; assim seu planejamento estratégico poderá se desenvolver mais rapidamente e não ficar à espera dos resultados.

Vamos iniciar o planejamento estratégico? 

Para chegar até esta etapa, é fundamental ter cumprido todas as exigências solicitadas anteriormente. Sendo assim, antes de começar a executar seu planejamento, confira se todas as fases foram devidamente pensadas e alinhadas e não se esqueça de que todas elas precisam “conversar entre si”, ou seja, precisam fazer sentido com a proposta da empresa.

Após assimilar todas as estratégias necessárias, comece a executar o plano, mobilizando a todos que participaram do projeto, além dos próprios colaboradores que fazem parte da organização. Neste momento, o comprometimento será à base para alcançar o sucesso.

Fique de olhos abertos no planejamento! 

Para saber se seu negócio está realmente dando certo, comece a acompanhar se todas as ações estão sendo executadas conforme previsto. Utilize sistemas de métricas e indicadores, a fim de visualizar possíveis falhas que possam surgir pelo caminho e comprometer todo o planejamento.

Ah, sempre reserve um plano B!

Muitas mudanças podem surgir pelo caminho, já que o mercado se encontra sempre em evolução, apropriando-se de novas tendências e estratégias e oferecendo novos produtos e serviços. Por isso, sempre tenha um plano B ou esteja disposto a replanejar as ações caso seja necessário.

Entretanto, não veja essa possibilidade como um “mau sinal”, pois os bons empreendedores sempre estão preparados para encarar os mais diversos imprevistos – e você também precisa estar!

Fazer um planejamento estratégico é um desafio com que apenas os empreendedores comprometidos são capazes de lidar, pois trata-se de uma estratégia que requer muita dedicação e concentração. No entanto, ignorar essa etapa tão importante e tomar as decisões sem um direcionamento concreto pode ser um grande erro. Logo, vale a pena o esforço para ser recompensado com o sucesso.

Está preparado para começar seu planejamento estratégico? Então não se esqueça de nos contar como está sendo a experiência e se ainda precisa de alguma dica extra!

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