Por que minha empresa precisa de um blog?

Por que minha empresa precisa de um blog

Em um cenário em que empresas de diversos portes vêm se interessando pelo marketing de conteúdo, é cada vez mais comum encontrarmos blogs corporativos nos sites organizacionais… E aí, ao empreendedor, a perguntinha sempre surge: “por que minha empresa precisa de um blog”? Será que precisa? Vamos descobrir agora!

Afinal, quais as vantagens do blog corporativo?

O blog corporativo representa um avanço na comunicação e na forma como o consumidor se relaciona com as marcas. Os consumidores de hoje prezam conteúdo de qualidade, querem comprar de empresas responsáveis, estão mais preocupados com questões sociais… Ao ter um blog, você ganha voz e pode falar sobre o que sua empresa faz de maneira que interesse a eles também. Assim, você ganha autoridade no assunto e se aproxima dos consumidores, o que confere mais credibilidade à sua marca.

O que é conteúdo de qualidade?

Conteúdo de qualidade é um conteúdo original, transparente e, principalmente, útil. Quais são as perguntas mais frequentes do seu consumidor? Quais assuntos interessam a ele? De que forma sua empresa pode resolver os problemas do cliente? Quais são os diferenciais da sua empresa? Com um blog corporativo, você se antecipa e cria conteúdo relacionado a essas perguntas, e o consumidor poderá consultar esse conteúdo para sanar as dúvidas. Dessa forma, você cria uma imagem positiva por oferecer a ele uma experiência de valor.

Como esse texto chega até o consumidor?

Isso pode ser feito de duas formas: divulgando o conteúdo publicado para a sua base de dados através de e-mail marketing e redes sociais ou utilizando SEO (Search Engine Optimization, ou otimização de mecanismos de pesquisa).

O SEO é uma otimização na estrutura do conteúdo para que ele apareça nos mecanismos de busca. No caso do blog, funciona assim: quando o cliente precisa de uma solução que seu texto oferece, quais palavras-chave ele costuma utilizar? Essa palavra-chave deve estar presente na estrutura do texto. Assim, o mecanismo de pesquisa vai conseguir identificar que você tem a resposta para o que ele procura e mostrará seu conteúdo a ele.

Você pode ver um pouco mais sobre SEO e sobre como melhorar o marketing digital da sua empresa neste post.

O blog pode gerar mais vendas para a minha empresa?

Segundo uma pesquisa realizada pela Reuters e divulgada pela Hubspot, 81% dos brasileiros leem regularmente Blogs, Listas e Artigos. Com uma estratégia de Inbound Marketing, você pode adquirir leads, clientes em potencial que entram na sua base de dados, e se relacionar com eles até que estejam prontos para realizar a compra — e depois desse momento também.

Quanto vai me custar ter um blog?

Essa é a melhor parte: criar um blog demanda custos baixos e possui um alto ROI (Retorno sobre o investimento) quando comparado com estratégias de marketing tradicional. Mas isso não significa que seja fácil mantê-lo: o sucesso de tudo o que foi pontuado aqui depende da frequência de postagens e de como você vai escrever seus textos. A dica básica é sempre pensar no consumidor ao criar o conteúdo e otimizar o texto para os mecanismos de busca.

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