Quer otimizar suas vendas? Conheça o Inbound Sales

Quem nunca se sentiu incomodado quando tem “empurrado” para si um produto ou serviço? Seja você vendedor ou não, esse tipo de comportamento (nada) estratégico de vendas certamente já o perturbou alguma vez e está com os dias contados. Sim, forçar a barra para vender, seja por meio de contatos telefônicos, anúncios e propagandas não solicitadas, spam, dentre outros, já não tem mais os efeitos positivos de anos atrás. Aliás, esses efeitos podem muito bem ser negativos! A solução? A estratégia inversa, chamada Inbound Sales.

O mundo do consumo atravessa mudanças profundas nas últimas décadas, impulsionadas por novas lógicas de relação entre as pessoas e as empresas. Hoje, o consumidor tem voz ativa, sabe bem o que precisa e não aceita mais que vendedores e corporações determinem o que é bom para ele e o que deve ou não comprar. Nesse sentido, as estratégias de inbound sales vêm para viabilizar esse novo sentido de consumo, no qual o público procura pelo produto ou pela empresa para sanar uma necessidade.

O que é inbound sales?

Mas, afinal, o que vem a ser de fato inbound sales? É um conjunto não determinado de estratégias de marketing e vendas que transformam a relação entre empresa e consumidor em um processo orgânico e natural. Por meio dessas ações, o consumidor tem contato com a empresa por meio de conteúdo relevante, que educa e o instiga a procurar a empresa e seus produtos e serviços de forma ativa para resolver problemas e sanar necessidades específicas.

As principais ferramentas de trabalho para as estratégias de inbound sales são as digitais: redes e mídias sociais, sites, blogs, e-books, vídeos, webinars e muitos outros meios que podem ser utilizados para que o conteúdo chegue no consumidor. Todas essas ferramentas e tecnologias se alinham para construir um ciclo de compra pouco (ou nada) abusivo, tornando o processo muito mais eficiente.

Meio digital: como melhorar o desempenho?

Você deve estar se perguntando: mais eficiente como? O que de fato muda? Já podemos apontar em primeira instância o que muitas pesquisas já dizem: mais da metade das vendas que não fazem uso dessas estratégias falham. Este é, na verdade, o reflexo da mudança de comportamento do consumidor sobre a qual falamos antes.

Além disso, mudam (para melhor) todas as etapas do processo de vendas, por conta das vantagens do meio digital. Vendedores e representantes não precisam mais se deslocar para encontrar e atingir seu público, que muitas vezes tem resposta neutra ou negativa e faz com que se perca tempo e dinheiro. Com estratégias de inbound sales, suas campanhas têm alcance ampliado a níveis globais, podendo atingir pessoas em qualquer lugar do mundo.

Isso sem falar, claro, nos custos: ações estratégicas digitais geralmente custam muito menos do que as chamadas “outbound”, como inserções em TV, jornais e revistas, e têm retorno maiores. Outra grande vantagem do inbound sobre o outbound é que, com o primeiro, é possível mensurar e analisar os dados do alcance com 100% de precisão, enquanto que, com o segundo, as ações são praticamente tiros no escuro.

Se você tem uma empresa que tem como objetivo atual ampliar seu mercado, atingir um grande número de pessoas e estabelecer conceitos de marca, o inbound sales é a estratégia ideal para você. Que tal agora ampliar seus conhecimentos com uma nova leitura? Saiba aqui como converter seus leads em vendas!

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