Senso de urgência: O maior hack do funil de vendas

vendas inbound

A arma mais potente de um bom vendedor é saber qual a percepção de tempo do consumidor. Ou seja, quanto mais tempo o comprador acha que tem, menos decisões ele toma em relação à compra. Mas a verdade é que tempo é sempre escasso, seja o do vendedor ou o do comprador. Fazer o comprador perceber isso e raciocinar dessa forma é garantia de venda.

Já prestou a atenção como promoções do tipo Black Friday atraem vendas? Elas dão um senso de urgência, de que apenas naquele dia se pode comprar tal produto a tal preço. Isso vale não só para o varejo, mas para todo empreendimento. Como quem trabalha com inbound marketing só passa os leads para o time de vendas quando eles estão no estágio de consideração ou compra, é bem simples dar um preço especial para fechar uma proposta, dar 7 dias de teste de algum produto, ou algo semelhante.

Mais um motivo para trabalhar com inbound marketing, está vendo? Você otimiza o trabalho dos seus vendedores (ou o seu time comercial, se preferir assim), que conversam com o cliente que já está pronto para fazer a compra e converte ao produzir no comprador a sensação de que a oportunidade é única.

Como criar o senso de urgência

Como um bônus nesse post, aqui vai uma ajuda para quem está treinando a equipe de vendas ou para quem é comercial e está com problemas para passar a sensação de urgência para os seus possíveis clientes.

Antes de fazer a ligação, responda a essas três perguntas:

  1. Por que o consumidor precisa comprar hoje?
  2. Quais são as implicações negativas se não o fizerem?
  3. Quais são as implicações positivas se eles fazem?

O ideal é deixar essas informações registradas para cada cliente numa pasta ou no seu sistema de CRM. Assim, cada contato com o cliente vai ser focado em seus objetivos de compra. Vem conversar com a gente sobre inbound marketing!

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