SEO: o que é e como fazer

SEO o que é e como fazer

Se existe um hábito que tem sido cada vez mais comum entre os internautas do mundo inteiro, é o de usar os buscadores, como Goolge e Bing, para facilitar sua navegação, sobretudo quando o assunto é compra de produto ou serviço. As ferramentas de buscas são capazes de entregar resultados incríveis, em frações de segundos, bastando o usuário digitar o que deseja.

SEO: o que é?

Imagine que você tem uma loja de aluguel fantasias. No mês de outubro algumas pessoas de sua cidade farão buscas como: “roupa para o Halloween”. Essa procura está totalmente relacionada com o seu negócio, sendo assim, seria muito interessante que sua loja aparecesse na página de resultados, correto? É aí que entra o SEO.

Search Engine Optmization, o famoso SEO, nada mais é do que um conjunto de técnicas cujo objetivo é otimizar o conteúdo de seu site para que os mecanismos de busca possam entregar resultados relevantes aos usuários. Quando bem feito, este trabalho aumentará as chances de exibir seus produtos e serviços para quem está interessado, sem que você pague diretamente pela publicidade.

Como funciona o SEO?

Trata-se de técnicas, que por sua vez estão relacionadas com o processo de indexação do conteúdo de um site para exibi-los nas páginas de resultados, no momento de uma busca. Na prática, funciona assim: quando o Google ou Bing, por exemplo, passar pelo seu portal, irá observar alguns elementos. Caso esteja tudo dentro das regras, ponto positivo para você.

Mas quais elementos são observados?

  1. Tudo aquilo que está diretamente ligado ao conteúdo do site e que é visível ao usuário: imagens, textos, estrutura geral de links internos e externos;
  2. O que não é visível ao usuário: meta tags, marcações em HTML, escolha de tecnologias e linguagens de programação.

O site que apresenta a melhor performance nestes itens, oferece conteúdo relevante e boa experiência aos usuários. Com isso, os buscadores posicionam melhor este portal.

Veja também: Aprenda mais sobre marketing digital

SEO nosso de cada dia

SEO é um trabalho continuo, afinal de contas o seu concorrente deseja o mesmo que você. Então tenha em mente que este processo é parte das atividades rotineiras que visam o bom desempenho do site. Não é algo feito apenas uma vez, mas requer uma avaliação periódica.

É preciso fazer SEO e muito mais

Que o SEO é uma ótima estratégia, não resta dúvidas. Porém a boa performance de um site não está limitada apenas a este fator. Não adianta, por exemplo, tem um e-commerce com boa estratégia de SEO, mas com um atendimento que não presta um bom serviço. O sucesso nas vendas de seus produtos e serviços requer estratégias que pense o marketing de maneira mais ampla, capazes de encantar e converter visitantes do site em clientes.

Veja também: Seu site está preparado para as mudanças do Google?

Esperamos que essa questão esteja esclarecida para você. Assine nossa newslatter e fique por dentro das novidades que podem ajudar sua empresa!

Mais publicações do nosso blog

Assine nossa Newsletter