Faça seu negócio ter sucesso no Instagram

consumidores usam o instagram também para comprar

Quando elaboramos a estratégia de comunicação de uma marca, precisamos adequar a mensagem ao meio. No caso do Instagram, a limitação não é apenas no formato do conteúdo (foto ou vídeo), mas a rede traz consigo todo um perfil de público muito específico. Segundo o site Scup, o perfil de usuários da plataforma é a seguinte:

  • 53% são mulheres e 47% são homens
  • 67% estão entre os 18 a 34 anos
  • 95% dos usuários possuem conta no Facebook e/ou Twitter
  • 70 milhões de fotos e vídeos são postados todos os dias
  • 1.2 bilhões é o número de curtidas diárias

Caso este seja um público interessante para a sua empresa, é preciso entender que tipo de conteúdo é relevante para ele e como traduzir este conceito para uma imagem (sem perder a relação com o seu produto). Confira algumas dicas para ter sucesso no instagram:

Tenha sempre em mente o DNA da sua empresa

É preciso ter uma identidade definida, fazendo com que o seu público consiga facilmente relacionar o perfil com o seu negócio. Busque manter uma linha editorial que transmita os valores e estilo da marca: essa linearidade fortalece e fideliza a sua identidade junto ao consumidor.

Propague um estilo de vida

Por exemplo, se a sua empresa é um restaurante, alterne os conteúdos entre fotos dos pratos, dicas de alimentação e sugestões de programas para o final de semana. Procure entender e propagar temas que sejam interessantes do seu público sem se auto-promover a todo o tempo. Esteja atento ao estilo de vida do seu cliente e faça dele a sua maior abordagem, será sempre interessante.

Saiba aproveitar o momento certo

Conheça o seu público, saiba seus gostos e hábitos, inclusive em quais horários ele costuma navegar na rede – esse é um dos segredos para ter sucesso nas postagens. Saiba quando publicar para ganhar mais visibilidade ou, até mesmo, a melhor hora para apostar em períodos de baixa para ter menos concorrência. Este estudo pode te ajudar!

Estabeleça um relacionamento

Como toda rede social, o Instagram é uma via de mão-dupla. Para que seus seguidores curtam, comentem e compartilhem do seu perfil, é preciso fazer o mesmo por eles. Esteja sempre atento e interaja! Responda aos comentários, siga e curta as postagens deles também: seu público se sentirá mais próximo e valorizado.

Saiba usar as hashtags

A ideia da hashtag é funcionar como uma palavra-chave, facilitando a localização do perfil diante dos outros usuários. Tente utilizar tags amplas para ganhar mais popularidade ou crie uma exclusiva para o seu negócio – ela poderá servir como um álbum único da sua empresa. Porém, use com moderação! O excesso pode causar repulsa dos usuários e exclusão do comentário caso ultrapasse o limite de 30 palavras.

Colocar em prática todas essas dicas pode parecer fácil, mas requer dedicação contínua e esforço para que não caia no esquecimento. A Martinica Digital pode planejar e implementar a melhor estratégia para ajudar o seu negócio a fazer sucesso no instagram. Faça um diagnóstico gratuito conosco e descubra como potencializar suas vendas.

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