Sua empresa já utiliza o LinkedIn para prospecção e vendas?

As redes sociais estão cada vez mais na pauta estratégica das empresas, em virtude do tempo e quantidade de pessoas que se relacionam através delas. O LinkedIn é a maior rede social do mundo, quando falamos de negócios. São mais de 347 milhões de usuários no mundo, só no Brasil a rede social já conta com mais de 20 milhões de usuários.

Em artigos anteriores já apresentamos como fazer o seu negócio ter sucesso no Instagram. Neste você aprenderá como usar o LinkedIn para prospecção e vendas. Confira!

Disponibilize material relevante

Diferentemente de outras redes sociais, no LinkedIn não se deve utilizar o perfil para postar o status pessoal, fazendo inúmeras propagandas do seu produto ou anunciando o seu currículo. Em vez disso, adote a estratégia de fornecer conteúdo relevante para o público que você pretende alcançar.

Pode ser artigos do seu blog publicados por você ou outras pessoas e reportagens relacionadas à área. Caso você tenha algum material informativo do seu produto ou serviço no Slideshare, você deve anexar.

Relacione-se como empresa

Não fique apenas na parte pessoal. Crie uma página empresarial e insira as informações institucionais da sua empresa. Destaque os principais projetos que já foram realizados e parcerias que possam agregar valor.

Peça que seus clientes recomendem a sua página empresarial e siga clientes potenciais e concorrentes, para ficar sabendo como eles se posicionam, como se comunicam com público e como abordá-los.

Participe de Grupos relacionados à sua área

Para um usuário básico há limitação de 50 grupos, o que já é uma quantidade considerável, pois a ideia é que você participe e não apenas faça parte dos grupos. Para se tornar mais relevante nesses grupos siga os passos abaixo.

  1. Não pratique spam. Se achar que o seu produto ou serviço pode ajudar uma pessoa do grupo envie uma mensagem em particular para ela.

  2. Seja regular. Mantenha uma frequência de participação. Participe dos grupos pelo menos uma vez por semana, desta forma você pode se tornar um influenciador. A dica também é dedicar alguns minutos todos os dias e dividir esse tempo entre os grupos.

  3. Novidades. Se você não tem algo novo para falar é melhor participar de outra forma, do que levantar assuntos que já existem na pauta. Se você for um estudioso de sua área, sempre haverá coisas novas para falar. Por isso, pesquise.

Mantenha uma boa relação com os seus clientes atuais

As empresas realizam altos investimentos para atrair novos clientes, mas às vezes se esquecem de desenvolver um relacionamento com os atuais. Se você presta um bom serviço para os seus clientes atuais eles podem ser uma fonte de novos clientes, através das recomendações de perfil e indicações, além de melhorar o seu posicionamento perante a rede.

Para manter um bom relacionamento, crie conexões com todos os seus clientes e fique atento às postagens que eles realizam. Se você sabe que eles são especialistas em alguma área faça uma recomendação.

Mantenha o perfil da sua empresa atualizado

Toda vez que você atualiza o perfil da sua empresa, sua rede é notícia e você aumenta a visibilidade do seu perfil. Por isso, mantenha-se sempre atento às novidades do mercado participe de cursos, palestras, eventos e publique. Os seus seguidores gostaram de saber que a sua empresa está atualizada, isso mostra que ela está sempre em busca de novidades e consequentemente, isso a valoriza perante uma venda.

Neste artigo você encontrou diversas dicas para prospectar e vender através do LinkedIn. No entanto, essas regras não são fixas, dependendo do seu negócio algumas podem ter melhores resultados que outras. Portanto, fique atendo a concorrência e as empresas que são referências e como o público reage as postagens delas. Pode ser uma ótima forma de alavancar ainda mais os seus resultados.

E a sua empresa, já utiliza o LinkedIn para prospecção de clientes? Gostaria de acrescentar alguma dica que você já utiliza? Deixe o seu comentário abaixo com a sua dúvida ou contribuição.

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