Você sabe fazer Marketing e Vendas andarem juntos?

reunião de negócios

Quando se começa a trabalhar com a metodologia do inbound marketing, algumas processos passam a ser tão claros que chega a soar estranho não ter pensado neles antes. Como assim o time de vendas e a equipe de marketing não trabalham juntos?! O objetivo de ambos é um só! E não é “caçar” clientes, mas sim conquistar os melhores.

Percebeu a diferença de abordagem? Quem faz inbound marketing não incomoda o cliente: atrai quem está previamente interessado em seu produto ou serviço. Começa numa ponta com a inteligência do marketing em segmentar os públicos, e economiza recursos na outra, já que o comercial da sua empresa não precisa prospectar clientes batendo de porta em porta. Ou de ligação em ligação.

Isso não significa, porém, que não seja preciso ter um time de vendas ou, ainda, que os seus vendedores ficarão ociosos parte do tempo. Na verdade, o que acontece é que todo o caminho do consumidor, desde que ele descobre sua empresa até o pós-venda, é pensado e dividido pelos dois setores.

O marketing é responsável por criar conteúdo que atraia novos clientes, manter um site funcional e atrativo, desenvolver comunicação que explique o seu negócio e faça com que os interessados saibam mais sobre como você trabalha e o que você oferece de diferencial no mercado. Até que, depois de convertidos, os leads são qualificados e passados para o comercial/vendas. Eles vão entrar em contato com quem tem interesse, negociar e ajudar a buscar soluções específicas para cada caso.

As vantagens são muitas. Você pode mensurar desde o começo o quanto está investindo em marketing e qual o retorno em vendas. Dá para saber qual estratégia funciona mais e qual não deu tão certo. Mas o primordial é que você recebe feedback do seu cliente, ainda que involuntariamente, o tempo todo. E com isso vai melhorando seus processos, produtos ou serviços.

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